LAUDO SPDA
O QUE É?
A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra.
O Laudo de SPDA fornece informações das condições da instalação de SPDA, para que seja mantida uma manutenção onde tudo deve estar em conformidade com a norma com o intuito de que não haja divergências em conexões onde o princípio do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA deixe de existir.

PARA QUE SERVE?
- O Laudo de SPDA deve ser executado com o intuito de fornecer informações referentes às instalações de SPDA, para que se caso haja danos onde o para-raio tenha sido afetado, o mesmo seja revertido para a segurança de todos. É o Laudo de SPDA que fornecerá as informações necessárias informando se há necessidade de manutenções no sistema ou se está tudo em conformidade.
- Para verificar se um local precisa ou não de um SPDA, é preciso consultar a legislação vigente, incluindo a ABNT NBR 5419 e as normas estaduais. Com os dados da edificação é possível averiguar a necessidade de um SPDA e definir qual tipo de sistema é melhor para o local.
O Laudo de SPDA ajuda a garantir que o para-raio esteja em conformidade com a norma, fazendo com que o mesmo garanta que não haja riscos de danos para as estruturas e para a vida das pessoas. Além de evitar a ocorrência de qualquer dano à equipamentos o custo-benefício de realizar a manutenção correta no para raio é muito mais vantajoso do que a substituição de equipamentos.
A não execução do Laudo do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas – SPDA, mais conhecido como Laudo de Para Raios, pode trazer sérios riscos em sua propriedade, tanto em equipamentos, estruturas e em pessoas que estejam próximas do local por deixar ambos vulneráveis às descargas atmosféricas decorrentes das más condições do tempo.
MANUTENÇÃO EM PREVENTIVA EM SUBESTAÇÃO E LAUDO TÉCNICO

A MSI Controls é uma empresa especializada em serviços elétricos com foco em transformadores de potência e subestações de alta,média e baixa tensão .
Nossa equipe técnica conta com profissionais especializados com larga experiência na área, garantindo qualidade, eficiência, segurança e compromisso com meio ambiente em cada serviço.
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LAUDO ATERRAMENTO:

Como funciona?
Antes de qualquer instalação elétrica, é fundamental a análise e o dimensionamento das proteções e aterramento. Com o resultado desse procedimento, os responsáveis podem avaliar se existem condições para se iniciarem as obras.
O laudo segue uma sequência de etapas, entre elas o embasamento normativo, a medição de parâmetros elétricos, a análise de faixas de correntes elétricas, a avaliação do dimensionamento do sistema de aterramento, a verificação das proteções e o descrever das condições estruturais encontradas no local.
LAUDO DE SISTEMA DE COMBATE A INCENDIO

O laudo de proteção contra incêndio é um documento que garante que uma edificação possui um sistema adequado às suas características e atende às normas técnicas e legislações brasileiras. Além disso, o relatório comprova que o sistema está funcionando corretamente. Além de ser um requisito para os bombeiros, também é utilizado para fins de monitoramento de segurança interna, como no caso de indústrias e shopping centers.
A pessoa que emite o relatório deve ser um engenheiro com qualificação profissional em segurança contra incêndio. Para isso, realiza uma série de testes e inspeções para garantir que todos os equipamentos que faziam parte do sistema de segurança contra incêndio cumprissem as exigências das autoridades. Desta forma, os profissionais assumem a responsabilidade pelo sistema, garantindo que o de combate a incêndios pode ser utilizado sempre que necessário.
COMO OBTER O DOCUMENTO?

Como mencionado, o laudo de proteção contra incêndio precisa necessariamente ser emitido por um engenheiro especializado no segmento, já que, para ser eficiente, os profissionais devem seguir as normas técnicas e leis vigentes do país.
Antes de falar especificamente sobre laudos, é importante lembrar que a publicação de laudos e ARTs é apenas uma de uma série de passos que devem ser seguidos para obtenção ou renovação de um AVCB. A primeira etapa envolve a validação do programa de segurança de combate a incêndio para avaliar se a execução está ocorrendo conforme o planejado. Depois, os profissionais realizam testes e outras avaliações.
A MSI Controls possui uma equipe capacitada para realizar este e outros serviços relacionados à segurança contra incêndio, como desenvolvimento de programas de segurança contra incêndio, inspeções e assessoria completa para emissão ou renovação de AVCBs. Para solicitar aconselhamento não vinculativo, entre em contato com a empresa.