LAUDO SPDA

O QUE É?

A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra.

O Laudo de SPDA fornece informações das condições da instalação de SPDA, para que seja mantida uma manutenção onde tudo deve estar em conformidade com a norma com o intuito de que não haja divergências em conexões onde o princípio do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA deixe de existir.

PARA QUE SERVE?

  1. O Laudo de SPDA deve ser executado com o intuito de fornecer informações referentes às instalações de SPDA, para que se caso haja danos onde o para-raio tenha sido afetado, o mesmo seja revertido para a segurança de todos. É o Laudo de SPDA que fornecerá as informações necessárias informando se há necessidade de manutenções no sistema ou se está tudo em conformidade.
  2. Para verificar se um local precisa ou não de um SPDA, é preciso consultar a legislação vigente, incluindo a ABNT NBR 5419 e as normas estaduais. Com os dados da edificação é possível averiguar a necessidade de um SPDA e definir qual tipo de sistema é melhor para o local.

O Laudo de SPDA ajuda a garantir que o para-raio esteja em conformidade com a norma, fazendo com que o mesmo garanta que não haja riscos de danos para as estruturas e para a vida das pessoas. Além de evitar a ocorrência de qualquer dano à equipamentos  o custo-benefício de realizar a manutenção correta no para raio é muito mais vantajoso do que a substituição de equipamentos.

A não execução do Laudo do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas – SPDA, mais conhecido como Laudo de Para Raios, pode trazer sérios riscos em sua propriedade, tanto em equipamentos, estruturas e em pessoas que estejam próximas do local por deixar ambos vulneráveis às descargas atmosféricas decorrentes das más condições do tempo.

MANUTENÇÃO EM PREVENTIVA EM SUBESTAÇÃO E LAUDO TÉCNICO

A MSI Controls é uma empresa especializada em serviços elétricos com foco em transformadores de potência e subestações de alta,média e baixa tensão .

Nossa equipe técnica conta com profissionais especializados com larga experiência na área, garantindo qualidade, eficiência, segurança e compromisso com meio ambiente em cada serviço.

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LAUDO ATERRAMENTO:

Como funciona?

Antes de qualquer instalação elétrica, é fundamental a análise e o dimensionamento das proteções e aterramento. Com o resultado desse procedimento, os responsáveis podem avaliar se existem condições para se iniciarem as obras.

O laudo segue uma sequência de etapas, entre elas o embasamento normativo, a medição de parâmetros elétricos, a análise de faixas de correntes elétricas, a avaliação do dimensionamento do sistema de aterramento, a verificação das proteções e o descrever das condições estruturais encontradas no local.

    LAUDO DE SISTEMA DE COMBATE A INCENDIO

    O laudo de  proteção contra incêndio é um documento que garante que uma edificação possui um sistema adequado às suas características e atende às normas técnicas e legislações brasileiras. Além disso, o relatório comprova que o sistema está funcionando corretamente. Além de ser um requisito para os bombeiros, também é utilizado para fins de monitoramento de segurança interna, como no caso de indústrias e shopping centers. 

    A pessoa que emite o relatório deve ser um engenheiro com qualificação profissional em segurança contra incêndio. Para isso, realiza uma série de testes e inspeções para garantir que todos os equipamentos que faziam parte do sistema de segurança contra incêndio cumprissem as exigências das autoridades. Desta forma, os profissionais assumem a responsabilidade pelo sistema, garantindo que o de combate a incêndios pode ser utilizado sempre que necessário.

    COMO OBTER O DOCUMENTO?

    Como mencionado, o laudo de  proteção contra incêndio precisa necessariamente ser emitido por um engenheiro especializado no segmento, já que, para ser eficiente, os profissionais devem seguir as normas técnicas e leis vigentes do país. 

    Antes de falar especificamente sobre laudos, é importante lembrar que a publicação de laudos e ARTs é apenas uma de uma série de passos que devem ser seguidos para obtenção ou renovação de um AVCB. A primeira etapa envolve a validação do programa de segurança de combate a incêndio para avaliar se a execução está ocorrendo conforme o planejado. Depois, os profissionais realizam testes e outras avaliações. 

    A MSI Controls possui uma equipe capacitada para realizar este e outros serviços relacionados à segurança contra incêndio, como desenvolvimento de programas de segurança contra incêndio, inspeções e assessoria completa para emissão ou renovação de AVCBs. Para solicitar aconselhamento não vinculativo, entre em contato com a empresa.